quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Fore-Edge Painting (Arte nas bordas) - A colina escarlate (2015)


Como você já sabe o blog trás além de resenhas e críticas de filmes e livros, apresento também um olhar crítico para informações/curiosidades que são apresentados nas páginas ou nas telas que muitos dos bibliófilos e cinéfilos podem não saber a origem, o significado.

Dei início falando sobre o Fonógrafo, de Thomas Edison, apresentado no filme "A Colina Escarlate". Agora, do mesmo filme, apresento as "Ilustrações de Bordas" ou "Fore-edge Painting", para os bilíngues. Espero que gostem e vocês podem conferir a resenha do filme clicando na imagem abaixo.



ILUSTRAÇÕES SECRETAS

Os famosos desenhos escondidos em cada página de um livro, é realizado através da técnica denominada fore-edge painting, que teve sus primeiras pinceladas por volta do século 10, mas foi aperfeiçoada em meados do século 17 ou 18.

Fonte: Talas
São realmente pequenas obras de arte magnificas que até hoje são realizadas, levando em conta a natureza e cenas bíblicas como tema dos desenhos. Quando pensamos que os livros apenas nos proporcionam um texto, palavras, acabamos por nos deparar com esse mistério que nos intriga e fascina.

Na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, sob responsabilidade de Colleen Theisen, estão as obras de Robert Mudie, que traz em seus livros algumas dessas pequenas obras, retratando por exemplo, as quatros estações e o céu e o inferno.

Como dito, hoje ainda é utilizado dessa técnica nos livros; o artista Martin Frost é um dos mais conhecidos e famosos.

Vocês podem acompanhar o trabalho de Collen Theiser pelo twiter e pelo tumblr, assim como o artista Martin Frost.

Pode ser visto no vídeo uma das ilustrações que estão aos cuidados de Colleen Theisen, na Universiade de Iowa, EUA.

Texto baseado em "As pinturas de borda e os segredos dos Livros", do blogger Joaquim - Livraria e Sebo.


No site da Talas você pode conferir fotos incríveis sobre o processo de produção do fore-edge painting com o próprio Martin Frost.

Podem consultar o site do Martin Frost e saber mais sobre esse grande artista e sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário