quarta-feira, 13 de março de 2019

Tipos de Nós - Desventuras em Série, v. 1



Fonte: Livraria Cultura
Para quem já leu "Desventuras em Série: Mau Começo" deve lembrar da parte em que Violet Baudelaire menciona o nó "Língua do Diabo", que juro que já procurei em tudo que foi canto, mas não consegui encontrar menção a esse tipo de nó. Então... o que trago para vocês é uma matéria inspirada no nó "Língua de Diabo" do volume um da coleção de "Desventuras em Série".

Todos sabemos que as melhores pessoas para entender de nós são os escoteiros e marinheiros, porquê? Isso eu não sei, mas devem usar bastante nós para terem que estudar e treinar tanto nós diferentes.

De acordo com o "Arte do Marinheiro" (material que vai estar disponível para download aqui na postagem), os Nós "são entrelaçamentos feitos à mão, emendando cabos pelos chicotes, pelos seios ou um chicote a uma alça". Dentre as inúmeras variações que existem, as seguintes são as mais conhecidas:



Nó Direito. Fonte: Curso Técnico Nós e Amarras
NÓ DIREITO - é um nó simétrico e plano que mesmo quando submetido a grandes tensões pode ser facilmente desfeito. Por ser um dos nós mais fáceis de fazer, é usado com muita frequência para unir cabos de bitolas iguais, sendo para isso, o mais seguro dos nós.
Nó Direito. Fonte: Arte do Marinheiro
Nó de Escota Singelo. Fonte: Curso Técnico Nós e Amarras



NÓ DE ESCOTA SINGELO – é um nó de muita segurança, com a grande vantagem de poder unir cabos de bitolas iguais ou diferentes.


Nó de Escoa Duplo. Fonte: Arte do Marinheiro


NÓ DE ESCOTA DUPLO – mesma utilização do Nó de Escota Singelo, proporcionando, entretanto, mais firmeza da união. É usado para emendar duas espias, especialmente quando uma delas tem alça.

Nó de Escota Duplo. Fonte: Curso Técnico
Nós e Amarras








Nó de Cirurgião. Fonte Curso Técnico Nós e Amarras






NÓ DE CIRURGIÃO – de utilização semelhante à do nó direito, se mostra mais adequado quando utilizado em cabos de materiais sintéticos mais escorregadios.

Nó em Oito. Fonte Curso Técnico Nós e Amarras





NÓ EM OITO – recebe o nome em função do seu formato. Além de ser utilizado como nó de arremate, é útil para que o cabo não escorregue de uma polia ou guia.
Nó em Oito Duplo. Fonte: Curso Técnico Nós e Amarras








NÓ EM OITO DUPLO – muito utilizado em montanhismo, proporciona uma alça firme. A figura 3 ilustra o método de se fazer o nó quando deva ser aplicado a uma argola.

Nó de Pescador. Fonte: Pioneirismo







NÓ DE PESCADOR – empregado para unir cabos escorregadios.



Nó de Boca de Saco. Fonte: Curso Técnico Nós e Amarras






NÓ DE BOCA DE SACO – também conhecido como “Nó de Bagagem de Marinheiro”.








Catau. Fonte: Curso Técnico Nós e Amarras



CATAU – utilizado para se encurtar uma corda ou isolar uma parte esgarçada ou enfraquecida do mesmo.






Lais de Guia. Fonte: Arte do
Marinheiro
LAIS DE GUIA – é um dos mais executados em todas as Marinhas. Trata-se de um nó que garante uma alça segura, substituindo a mão ou alça de uma espia. Balso singelo é o seio ou alça que resulta de um lais de guia. Útil em salvamento, ou em casos em que se deseja, uma alça não corrediça.






Lais de Guia. Fonte: Curso Técnico Nós e Amarras
Balso pelo Seio. Fonte: Curso Técnico Nós e Amarras
Balso pelo Seio. Fonte: Arte do Marinheiro












BALSO PELO SEIO – também chamado de lais de guia dobrado. Como os demais balsos, oferece uma boa opção para salvamento de um naufrago, bem como para aguentar um homem que trabalha num costado ou num mastro.



Nó de Arnez. Fonte: Curso Técnico Nó e Amarras







NÓ DE ARNEZ – fornece uma alça pelo seio do cabo ou da corda.


Nó de Corre. Fonte: Arte do Marinheiro








NÓ DE CORRER – é muito útil para emendar dois cabos ou fios e dar uma meia volta em cada no chicote





No total foram 13 nós diferentes apresentados, mas é claro que exitem muito mais, incluindo diferentes tipos de amarrações e cabos, que pra quem for utilizar um desses nós, ou servir a marinha, precisa saber.

Encontrei também um vídeos no youtube bem curtinhos que dão um passo a passo na elaboração de alguns desses nós apresentados na postagem. Pra quem se guia melhor vendo outras pessoas fazerem (o que é o meu caso), vídeos abaixo:



Espero que gostem e que sejam instrutivo.
Essa foi uma das Informações extraídas de "Desventuras em Série: Mau começo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário