terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Naomi, Ely e a Lista de Não-Beijos (2015)

É engraçado falar desse filme, pois ele retrata um pouco o início da minha adolescência, mas também é bem aplicável ao momento que eu estou agora (término de namoro).
É um filme interessante, até porque gosto muito da Victoria Justice, sem falar nesses filmes básicos de vida adolescente difícil e romance clichê.

Fonte: Torrent Filmes

FICHA TÉCNICA

Título (BRA): Naomi e Ely e a Lista de Não-Beijos.
Título (Original): Naomi and Ely'sno kiss list.
País de produção: EUA.
Estreia: 17 jul. 2015 (mundial); 18 set. 2015 (BRA).
Direção: Kristin Hanggi.
Emp. Produtora:
Idiomas: Português; Inglês; ...
Equipe Produtora: Lesley Vogel; Alexandra Milchan; Bob Abramoff; Emily Gerson Saines.
Autores: David Levithan; Rachel Cohn; Amy Andelson; Emily Meyer.
Classificação: 16 anos.
Gênero: Drama; Romance.
Duração: 90 min.
Class. CDD: 778.5 - Filme cinematográfico.
Referência: NAOMI e Ely e a lista de não beijos = Naomi and Ely’s no kiss list. Direção: Kristin Hanggi. Produção: LesleyVogel; Alexandra Milchan; Bob Abramoff; Emily Gerson Saines. EUA: [s.n.], 2015. 90 min. Son., color.
Nota pessoal: 8/10.
Baseado em... no livro de mesmo nome "Naomi & Ely e a lista do não-beijo", de autoria de David Levithan e Rachel cohn.

O filme retrata a grande amizade de Naomi e Ely, que moram no mesmo prédio a anos e passaram por um problema familiar que envolveu a família de ambos, desde então viveram um para outro, sempre juntos, seja onde for. Entretanto, algo que fica bem claro no filme, a amizade que Naomi cultiva pelo Ely, vai um pouco além de uma grande amizade. Naomi criou uma fantasia de futuro ao lado de Ely, que não é possível, por inúmeros motivos (o principal deles, Ely é Gay).
É besteira achar que amizade e romance são coisas diferentes. Não são. Ambos são apenas variações do mesmo amor. Variações da mesma vontade de estar perto. (Ely)
Mas, crianças crescem e tem que ir para a faculdade. Nesse ambiente de "jovens adultos", Ely começa a ter novas experiências, conhecer novas pessoas, novos lugares... principalmente, a fazer coisas sem a Naomi. O que a deixa bem chateada e ciumenta... ainda mais quando o Ely começa a sair com garotos.
Algumas amizades são tão importantes que você faria qualquer coisa para mantê-las. (Naomi)
Fonte: No Kiss List Movie’s Facebook
O desfecho é quando o atual "namorado" de Naomi, o "Bruce 2", se aproxima de Ely de uma forma além da amizade e acabam descobrindo uma paixão verdadeira um pelo outro. Como tudo o que é bom dura pouco... Naomi descobre e então o drama da história começa.
[...] você vai se sentir bem melhor amanhã de manhã. Não, isso não é verdade. Você vai se sentir bem pior. (Gabriel)
A Lista de Não Beijos era justamente para que os amigos, Naomi e Ely, não brigassem por um garoto, mas quem diria que um dia isso poderia acontecer... e pior, da mesma forma que aconteceu com os pais de ambos.
Nesse tipo de situação, o que fazer? Com quem contar? Perdoar? Porque o amor, a amizade, pode ser tão complexa em certos momentos da vida? Porque pequenos detalhes, atitudes, gestos, palavras, podem machucar e fazer desmoronar um castelo de pedras que parecia tão fortificado?

O filme é bem simples e básico, mas muito interessante, pois como disse, lembra a minha fase em que eu fantasiava um futuro amoroso com meninas no tempo de escola (momentos que já passaram e não voltam a acontecer, já sou bem decidido, como o  Ely). E me lembra também o término (não tão recente) de namoro, que não era para acontecer, mas aconteceu, e me fiz as mesmas perguntas que a Naomi e muitos outros se fazem nesse tipo de situação."Porquê ...?!". Vale dizer que o filme em si, era pra ter uma temática LGBT, mas acho que Hollywood não quis levar para esse caminho.
É uma mentira completa dizer que só há uma pessoa especial com quem vai estar para o resto de sua vida. Se tiver sorte... e se esforçar bastante... sempre haverá mais de uma. (Naomi)
Mas enfim, deixando um pouco esse papo pessoal que está meio deprimente, e voltando ao filme. Como já mencionei lá em cima nas Informações Bibliográficas do filmes, ele foi baseado em um livro de mesmo nome e, confesso que ainda não li... pois vim saber do livro enquanto escrevia essa resenha/crítica. Mas já vou providenciar a compra e por a leitura dele em dia, e falando do livro, uma diferença entre o livro e o filme, é a narração. No filme apenas Naomi conta a história pelo ponto de vista dela, mas no livro temos a participação de pelo menos oito personagens narrando (foi o que me disseram)... ahhhh... e como não pode faltar, e já de praxe e principal motivo do blog, vamos ao "Além do enredo". Se perceberam a Robin (garota) trabalha em uma biblioteca e menciona para o Robin (garoto) como os livros são organizados, referenciando a classificação de Dewey. Mas o que é? Pra quem estuda ou trabalha em bibliotecas já deve saber, mas pra quem é de outra área, clica aqui.

Beijos, Saraiva.

ELENCO
  • Victoria Justice (atriz da série Brilhante Victoria), como Naomi Mills;
  • Pierson Fodé, como Ely Diamond;
  • Griffin Newman, como Bruce 1;
  • Ryan Ward, como Bruce 2;
  • Matthew Daddario, como Gabriel;
  • Monique Coleman (atriz de HSM), como Robin (menina);
  • Daniel Flaherty, como Robin (menino);
  • Gary Betsworth, como Sr. McAllister.

CURIOSIDADE

A première do filme "Naomi & Ely e a Lista de Não Beijo teve sua estreia durante o festival de filmes "Outfest LGBT  Film Festival", em 17 de julho de 2015, em Nova Iorque.

O Outfest LGBT Film Festival é a principal organização de artes multimídias Queer e abre as portas para jovens cineastas com filmes com a temática Queer. O festival acontece a mais de 30 anos...
Já foram apresentados mais de 200 curtas-metragens e já foram exibidos mais de 6.500 filmes internacionais para plateias de mais de meio milhão de pessoas.

2 comentários:

  1. Adorei a resenha! Fiquei bastante interessada em assistir esse filme e curiosa para saber de que forma Naomi lida com essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado... pode assistir sim, o final é surpreendente, se prestar atenção desde o início do filme.

      Excluir