domingo, 28 de janeiro de 2018

A Forma da Água (The Shape of Water), 2017

E o filme de hoje é mais um da série "Eu amo mitologia, misticismo e tudo o que há no imaginário humano".
The Shape of Water (A forma da água) é um filme que assim que vi sua divulgação, bateu a vontade de assistir, ainda mais sabendo que é um filho fruto da genialidade de Guillermo del Toro, mesmo produtor de "O Labirinto do Fauno" e "A Colina Escarlate".


REFERÊNCIA:
The Shape of Water. Direção: Guillermo del Toro. Vanessa Taylor Produção: Guillermo del Toro. Callum Greene. J. Miles Dale. Canadá, EUA: , 2017. 119 min. Son, color.

A história se passa na década de 1960, período histórico da Guerra Fria. Eliza Esposito (Sally Hawkins) que é mostrada como uma "princezinha sem voz", trabalha como faxineira em uma base secreta dos EUA. Em mais um dia comum na sua rotina casa-trabalho-casa, ela presencia a chegada de uma criatura para o laboratório aos cuidados do Dr. Hoffstetler (Michael Stuhlbarg).
"O tempo não é nada mais que um rio correndo pelo nosso passado." (The Shape of Water, 2017)
Essa criatura fica sob os métodos de interrogação do agente Strickland (Michael Sannon), o mesmo que o trouxe dos rios da América do Sul, com o intuito de saber sua origem e se há mais de sua espécie.
"Ele é uma aberração. Nem é humano. - Ele não fala... como eu. Ele usa gestos... como eu. O que eu sou então!?" (The Shape of Water, 2017)
Eliza acaba por se afeiçoar ao Experimento, vendo e sentindo o quanto são semelhantes e diferentes ao mesmo tempo. Ao saber que Strickland pretende matar o Experimento para mais detalhes de sua anatomia. Eliza se em um grande desafio que é salva-lo de dentro de uma base militar de alta segurança. Ela conta com a ajuda de amigos, Zelda (Octavia Spencer), sua colega de trabalho e interprete, e Gilles (Richard Jenkins), seu vizinho e narrador bissexto do conto.
"Quando ele olha pra mim... ele não me vê incompleta." (The Shape of Water, 2017)
O filme repassa uma mensagem contra a xenofobia, quanto entrelaça Eliza e o Experimento em um clímax romântico e erótico. Demonstrando também os pequenos dramas que os demais personagens passam, como o Gilles, um desenhista em busca de uma nova oportunidade para demonstrar sua arte, e Zelda, uma dona de casa que também trabalha na base militar e tem que aguentar um marido folgado e relaxado, além do preconceito indireto por ser negra e mulher.
"Você nunca saberá o quanto eu te amei. Você nunca saberá o quanto me importo. E mesmo se eu tentasse não conseguiria esconder meu amor por você. Você deveria saber, pois eu te disse..." (The Shape od Water, 2017)
The Shape of Water, devido as cenas explicitas de nudismo e erotismo, acaba sendo chamado de "Conto de Fada para Adultos". Não deixa de ser um conto e muito menos deixa de ser para adultos. O filme nos relembra "A Bela e a Fera" (Disney, 1991), onde temos a mocinha e a fera que se apaixonam e tentam ficar juntos a todo custo. Entretanto, não temos aqui uma jovem tão inocente assim, nem mesmo uma fera que é o vilão, mas temos outra figura bem interessante de se destacar, que é agente Strickland, que demonstra a figura machista e sádica de muitos na da época retratada na história. Um típico homem branco, machista e preconceituoso, que se vê superior a todas as demais etnias e espécies.
"Incapaz de definir a tua forma. Eu o vejo ao meu redor. Tua presença preenche meus olhos com o teu amor; acalantei-a meu coração. Pois Tu está em todos os lugares." (The Shape of Water, 2017)
Gosto dos filmes de Guillermo del Toro, por sempre retratar fantasia, contexto histórico e problemáticas sociais tão atuais quanto os recursos tecnológicos utilizados em seus filmes.

CLASSIFICAÇÃO - CDD: 778.5 (Filme cinematográfico)

DATA DE LANÇAMENTO: 08 de dezembro de 2017.
DATA DE LANÇAMENTO (BRA): 01 de fevereiro de 2018. 
NACIONALIDADE: Estados Unidos da América (EUA).
DURAÇÃO: 93 minutos.
FILME: Colorido; 
CLASSIFICAÇÃO: Não recomendado para menores de 16 anos.
GÊNERO: Fantasia. Drama.
NOTA: 9/10.
CURIOSIDADES: ganhador de dois globos de ouro; ganhador do Festival de Veneza 2017.

ELENCO:
  • Doug Jones - O experimento (o Homem-peixe);
  • Sally Hawkins - Elisa Esposito;
  • Michael Shannon - Policial Strickland;
  • Michael Stuhlbarg - Dr. Hoffstetler;
  • Octavia Spencer - Zelda;
  • Richard Jenkins - Gilles;
  • David Hewlett - Flenning;
  • Lauren Lee Smith - Elaine;
  • Nick Searcy - Coronel Hoyt;
  • Stewart Arnott - Bernard.
MÚSICA TEMA DO FILME:

Nenhum comentário:

Postar um comentário